Biografias Cristãs

Arquivo nº 12 para BIOGRAFIAS já postadas no Blog www.olharcristao.blogspot.com ...... O Senhor criou você para um propósito maravilhoso e muito especial - já descobriu qual é?

sábado, agosto 25, 2007

William Carey

Carey - tradutor


"Espere coisas grandes.Tente coisas grandes"
William Carey

William Carey, conhecido como "o Pai das Missões Modernas", nasceu em Northamptonshire, Inglaterra, e aos 14 anos de idade aprendeu o ofício de sapateiro. Autodidata, estudou e dominou o holandês, francês, grego e o hebreu antes dos 20 anos da idade.

Aos 22 anos, tornou-se membro da Igreja Batista, onde logo começou a pregar seu tema predileto era missões. Ele foi um dos fundadores da Sociedade Missionária Batista Inglesa sendo um dos primeiros missionários a ser enviado à Índia.

Na Índia, seus serviços foram notáveis, variados e impactantes. Além de ganhar muitas almas, Carey fundou o Colégio de Serampore, e com a ajuda de outros lingüistas traduziu a Bíblia para 44 e línguas e dialetos. Através de seus esforços a Bíblia se tornou disponível para cerca de trezentas milhões de pessoas, antes da guerra civil americana. Ele também contribuiu para a publicação e desenvolvimento de gramáticas e dicionários em bengali, sânscrito e outras línguas nativas.(1)


línguas da Índia - clique na figura

Em nove de Junho de 1834, a Índia se despediu do grande missionário enquanto o Senhor lhe dava as boas-vindas! Carey morreu com 73 anos, um servo fiel de Cristo respeitado por todo o mundo como o Pai de um grande movimento missionário. Quando chegou à Índia, os ingleses negaram-lhe permissão para desembarcar. Tudo que podia dar errado, deu. Mas, Vinte anos depois ele foi a causa da mundança de leis na Inglaterra, e ao morrer, o governo britânico mandou içar bandeiras a meio-pau, em sua honra, homenageando o herói que mais fizera pela Índia do que todos os generais britânicos. Grande e ímpar, foi a contribuição de William Carey para o avanço de missões.


(1)Tradução: João Cruzué/ http://williamcarey.org



.

2 Comments:

Blogger pastor said...

Querido Irmão, a Paz do Senhor!
O referido Willian Carey não seria o mesmo Guilherme Carey com breve biografia no livro Heróis da Fé de Orlando boyer editado pela CPAD em 1985 ?

8:56 AM  
Blogger Marinho said...

Com Certeza irmão Deoclécio.
O missionário o qual se refere o escritor Orlando Boyer, em seu pequeno livro “Heróis da fé", é o mesmo Wlliam Carey , O pai das missões modernas.Nascido em 1761 numa pequena vila chama Peulerspury, Nothamptonshire-Ingraterra e partiu para o Senhor em 1834 na índia, após grande contribuição no Reino de Deus.

Nilton Marinho

2:11 PM  

Postar um comentário

<< Home